Preciso largar meu emprego para empreender?

Um dos maiores mitos sobre o empreendedorismo é que existe um momento certo para empreender. Talvez você tenha seus motivos para adiar o momento de começar o seu negócio, mas a verdade é que você não precisa esperar.

É possível começar a sua empresa com o que você dispõe no momento, com a vida que você tem agora e, principalmente, com o emprego que você tem agora. Se você está realmente comprometida e acredita no seu projeto, sempre haverá uma brecha na rotina para fazer ele crescer.

O passo a passo

O primeiro desafio é encontrar tempo para começar o seu negócio, depois de decidir qual será o seu produto ou serviço. Comece pelo plano de negócios, tirando alguns minutos a cada dia para escrever um pouco. Em um dia, defina os produtos e serviços, no outro as formas de receita, no outro os parceiros da empresa e assim por diante.

Agora que o seu plano de negócios está pronto, está na hora de planejar os próximos passos. Estabeleça um cronograma, de preferência utilizando uma plataforma ou aplicativo, para você acessar sua lista de tarefas de qualquer lugar. Boas opções para isso são o Trello e o Asana.

Comece com o que você pode fazer sem custo, como criar um nome, definir uma identidade visual, criar as mídias sociais da empresa, entre outros. Enquanto isso, junte o dinheiro que será seu capital de giro. Procure não deixá-lo na poupança, mas em investimentos de maior rentabilidade, como o Tesouro Direto ou CDB.

Se você quer vender um produto e precisa do dinheiro para começar, aproveite esse momento antes de comprar o que você precisa para criar sua marca. Crie conteúdo nas redes sociais e gere um suspense sobre o lançamento do seu produto. Já se você quer prestar serviços como consultoria ou marketing, parta para a prospecção de clientes.

Procure ajuda

Para ser uma boa empreendedora, você precisa saber um pouco de tudo, para dar conta de gerir o seu negócio. Não é necessário ter dezenas de cursos ou perder suas noites estudando, mas saiba exatamente quais são os seus pontos fracos.

Fale com amigos que entendam do que você sabe menos (finanças, vendas, marketing…) e explique a sua situação. Também é válido procurar blogs e canais de Youtube especializados, além de livros e revistas. Procurar o Sebrae para uma ajuda mais completa e profissional também pode ajudar o seu negócio a alavancar mais rápido.

Saiba abrir mão de algumas coisas

Você está disposta a começar o seu negócio próprio, mas não quer abrir mão do seu emprego atual, certo? Esteja preparada para tocar a sua empresa nos finais de semana, feriados ou em momentos que seriam de lazer. Esteja cercada de pessoas que acreditam no seu projeto tanto quanto você e lembre-se: amanhã você vai desejar ter começado hoje!

Como você precisa tirar o maior proveito do tempo que tem disponível para o seu novo negócio, ter foco é essencial. Não fique com o celular por perto e feche as redes sociais, caso elas não façam parte do seu trabalho. Utilize o método Pomodoro: 25 minutos de foco total no trabalho e cinco de descanso, para checar o celular e procrastinar um pouco. Repita o ciclo até finalizar suas tarefas.

Espero que esse texto tenha lhe motivado a acreditar em seu projeto e não deixar para depois a realização dos seus sonhos! Para poupar tempo e deixar o marketing digital da sua nova empresa em boas mãos, conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s