Continuamos com a série de posts sobre finanças para empreendedoras! Esse assunto é muito importante para fazer qualquer empresa crescer e fazer uma diferença real na sociedade. Você não precisa ser pão-dura ou ambiciosa demais por se importar com suas finanças, elas são sua forma de fazer seus sonhos se tornarem realidade.
Sobre o assunto, conversamos com a consultora financeira e dona da empresa Dinheiro Inteligente, Evanilda Rocha. Ela é consultora desde 2004 e é pós-graduada em Gestão de Empresas, ou seja, ninguém melhor para tirar nossas dúvidas!

Por que o conhecimento sobre finanças é importante para empreendedoras?
Além do conhecimento sobre finanças ser um dos alicerces da geração de riqueza, ele possibilita que as empreendedoras cresçam “no azul” com seus negócios.
É preciso fazer um curso para aprender sobre o assunto?
Não é necessariamente preciso mas é muito conveniente fazer um curso. Isso porque os cursos em geral são específicos, focados em resultados e fornecem ferramentas práticas e objetivas. Eles fornecem um passo a passo do que precisa ser feito para ter sucesso financeiro.
Quais são os benefícios de uma consultoria financeira?
São muitos os benefícios, entre eles possibilita:
– conhecer a realidade financeira pessoal e a realidade do negócio;
– organizar todos os números do fluxo de caixa;
– ter dinheiro sobrando com frequência;
– ter investimentos;
– preparar para o crescimento do negócio e a independência financeira.
Preciso ter uma poupança para minha empresa?
Sim, o ideal é que cada empresa tenha o seu próprio “capital de giro” específico.
É preciso ter muito dinheiro para começar a investir?
Não. Atualmente, a partir de 30 reais já é possível começar a investir.
Quais são as dicas que você dá para quem precisa de dinheiro para começar um negócio?
A) O ideal é que cada empresa comece a funcionar tendo seu próprio capital. Essa é a maneira mais barata já que não há pagamento de juros.
B) Buscar por agência de fomento (instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento). É preciso pesquisar no estado em que cada empreendedor se encontra. É preciso pesquisar muito bem para encontra-las já que elas não virão bater à porta do empreendedor.
C) Empréstimo bancário. Há necessidade de fazer uma ótima pesquisa sobre as melhores taxas que não costumam ser baratas.
Se você quer começar agora mesmo a colocar suas finanças em ordem e colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor, invista no seu conhecimento. Peça um orçamento para consultoria financeira pelo e-mail: contato@velvetcomunicacao.com.