Empreendedorismo na saúde: entrevista com Josiane Mahl

Quem também adora aprender com a experiência de pessoas que já trilharam o caminho que queremos? Por isso gostamos muito de publicar entrevistas aqui no blog. A participante da vez é a nutricionista Josiane Mahl, de Esteio/RS.

 

Josiane tem 23 anos e já é pós-graduanda, além de ter parcerias com diversas academias da região e auxiliar atletas a conquistarem melhores resultados. Confira como foi a conversa:

 

Como é ser uma profissional autônoma na área da saúde?

 

Não é fácil. Ser empreendedor na área da saúde é topar um desafio duplo, pois temos que desenvolver habilidades que vão muito além daquelas que nos são ensinadas em sala de aula.

 

É preciso ter uma base técnica muito forte para que a insegurança e falta de estabilidade financeira não dominem a situação no início da jornada. Também é necessário um bom investimento em autopromoção para que os clientes saibam de sua existência. A manutenção da clientela é feita através da excelência na execução do trabalho esperado.

 

Como você escolhe as empresas e clínicas que serão suas parceiras?

 

Atualmente tenho parceria com duas clínicas, uma estética e três academias. A oportunidade de parceria com as clínicas e a estética foram convites realizados pelas gerentes dos locais.

 

Em relação às academias, o desejo de fechar parcerias surgiu por minha vontade de estar atuando na nutrição esportiva, minha área de especialização. Por conta disso fui até diversas academias do bairro da minha cidade para tentar fechar parceria, consegui em duas delas. A terceira surgiu como um convite feito por conta de indicação do meu trabalho.

 

Quais são os pontos positivos e negativos de fazer o próprio horário?

 

É ótimo poder organizar a rotina e meu tempo sem ter que dar explicações para ninguém. A mobilidade de encaixes de diversos outros compromissos durante a semana é incrível, parece que o tempo rende muito mais.

 

Em relação às desvantagens, não creio que seja um ponto ruim, porém é preciso um nível alto de organização e comprometimento para que todos os horários que envolvem principalmente os clientes sejam cumpridos na hora combinada.

 

O que você faz para se destacar no mercado da Nutrição?

 

Tento desmistificar a nutrição, trazendo a visão que uma alimentação saudável deve ser baseada no equilíbrio, sem restrições absurdas e adequada as necessidades biológicas, sociais, econômicas e sentimentais de cada indivíduo.

 

Infelizmente, circula muita informação errada neste meio e as pessoas estão cada vez mais confusas. Para se destacar na área da saúde, acredito que a empatia é uma qualidade fundamental.

 

Dê uma dica para as futuras nutricionistas.

 

Para as empreendedoras? Confiança. atitude e persistência. É preciso confiança ao passar informações técnicas ao paciente para que ele entenda e consiga aderir as mudanças de hábitos alimentares propostas.

 

Para isso é necessário estudar (e muito), além de desenvolver a habilidade de comunicação. Atitude é fundamental para que nosso trabalho seja visto e nosso nome seja lembrado.

 

Persistência é o caminho para o sucesso independente da área ou profissão, porém, primeiramente é preciso acreditar na própria capacidade e vontade de fazer a diferença na vida de quem nos procura.

 

E você, sonha em ter o próprio negócio? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s