Identidade para marcas de moda: entrevista com Sabrina Soares

Você dá a devida importância para a identidade da sua marca? Pode ter um impacto gigantesco no seu negócio se o design não passar a mensagem correta para o público.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, conversamos com a designer Sabrina Soares, de 26 anos, formada pela ESPM-Sul. Ela comanda a Nosso Design, empresa especializada na área. Confira a entrevista:

 

Qual é a importância de as marcas terem uma identidade visual?

A identidade visual é o primeiro contato com o cliente. Por isto é muito importante causar um bom impacto no público-alvo, buscando uma ligação entre seu negócio e o cliente.

Tem como objetivo transmitir, através dos conjuntos de elementos visuais (símbolos, cores, tipografias, entre outros), a missão, visão e valores da companhia.

Mas a identidade visual vai além do seu logotipo, ela se expressa nos materiais gráficos, uniformes, pontos de venda… Por isso devem ter a mesma unidade. E é neste momento que notamos a importância do profissional de design. Mais do que criar uma marca, deve criar uma identidade visual.

 

Quais são os cuidados básicos que todos devem ter com o design nas redes sociais?

As redes sociais têm ganhado um espaço significativo dentro das empresas. Além de promover seus serviços e aumentar o reconhecimento, elas criam vínculos com o público.

Sendo assim, elas também têm grandes responsabilidades, como: trazer envolvimento frequente (pois quem não é visto não é lembrado), publicar, além de serviços, datas comemorativas ou assunto relevantes, notícias da área, entre outros. Mas todos estes assuntos devem seguir os princípios da empresa, expressar a confiança, inovar e principalmente, facilitar ao cliente.

 

Como é o processo de criação de logotipos?

Existem diferentes métodos de criação, eu costumo me guiar pelas etapas do designer Bruno Munari.

Ao todo são 12 etapas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologia, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução. Os primeiros tópicos servem para entender as prioridades dos clientes e sobre a essência da empresa, as demais etapas se tratam de criação.

 

O que uma identidade visual deve refletir, no caso de uma marca de moda?

Quando falamos em marcas no ramo da moda, devemos ir além do design. Deve-se levar em consideração o posicionamento sobre o mercado e a percepção do cliente.

Uma vez que o mercado da moda está cada vez mais competitivo, o ideal é investir em ações de marketing, com o objetivo de atrair atenção e empatia. Outro aspecto que as empresas devem ficar atentas são as tendências, responsáveis pelo engajamento.

 

Já está inspirado para revolucionar a sua marca com a ajuda de uma boa estratégia de marketing? Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s