Empreendedora, saiba como usar a gatilho de prova social a seu favor

Quantas vezes você já foi influenciada pelo número de pessoas comprando de uma determinada marca? Nem sempre isso é consciente, claro, mas é fato que nós seres humanos somos propensos a querer fazer o que a maioria das pessoas está fazendo. Por isso tendemos a achar que um restaurante que está com fila na porta é bom, por exemplo.

A boa notícia é que essas tendências de comportamento, também chamadas de gatilhos mentais, podem ser usadas a favor do seu negócio. Continue lendo para saber as melhores estratégias para usar o gatilho de prova social e aumentar as suas vendas!

Passo 1: Colha depoimentos com seus melhores clientes

Toda empresa tem aquele cliente que é super fã do negócio, não é? Se você ainda não tem um cliente assim na sua empresa, nossa dica é que você aperfeiçoe o atendimento sempre e tenha um propósito definido para sua marca.

Se você já tem alguns clientes que são bem engajados, peça a eles um depoimento curto sobre a experiência que eles têm com seu trabalho, junto com uma foto deles. Você pode pedir esse depoimento por e-mail ou pelo WhatsApp e ele pode ser em vídeo ou texto. Também você pode pedir que seus clientes deixem diretamente um depoimento na sua página do Facebook, o que pode ser mais prático para todo mundo.

O mais importante nesse passo é saber a quem pedir. Avalie bem e veja quais pessoas estão mais satisfeitas com o seu produto ou serviço, quais conhecem sua marca há mais tempo, quais representam melhor o seu público-alvo… E pense sempre que, com o tempo e conforme seu trabalho for melhorando, esses comentários positivos começarão a aparecer de forma espontânea.

Passo 2: Publique essas contribuições em seu site e redes sociais

De nada adianta ter depoimentos lindos sobre a qualidade do seu trabalho e do seu atendimento se os possíveis clientes não estão vendo isso. Seu objetivo deve ser que as pessoas que estão conhecendo agora sua empresa saibam a opinião de quem já é cliente.

Se esses depoimentos não foram direto para sua fanpage no Facebook, crie um post com o texto mais a imagem da pessoa, com as cores da sua marca, e publique marcando seu cliente. Também é muito válido que esse depoimento vá para a página principal do seu site, afinal ela é o contato inicial de um possível cliente com sua empresa. Muitas vezes esse visitante está vindo de um mecanismo de busca, como o Google, e procura saber se o seu negócio é confiável.

Adotar esse tipo de estratégia faz os seus atuais clientes se sentirem muito mais valorizados, além de mudar a percepção da sua marca perante o seu público – de uma forma muito positiva!

Outra dica que ativa o gatilho da prova social é bem simples e você não precisa de clientes apaixonados para fazer. Ao alcançar números exatos de seguidores, como mil, cinco mil, dez mil… na redes sociais, faça um post para comemorar que sua marca está interessando um grande público. É uma ótima forma de melhorar a percepção dos seus seguidores sobre sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar todos os gatilhos mentais, nossa consultoria de marketing e vendas trata sobre isso com as empreendedoras que querem mais resultados. Peça agora seu orçamento pelo nosso formulário de contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s