Como melhorar o relacionamento com clientes usando o WhatsApp

Criado há dez anos, o aplicativo mais queridinho do mundo entrou em nossas vidas e rapidamente tomou conta das nossas relações interpessoais. O WhatsApp tornou-se tão popular que atingiu imediatamente as mais diversas classes sociais e faixas etárias.

Já faz um tempo que o App deixou de ser usado apenas para troca de mensagens entre amigos e hoje ele é uma importante ferramenta que auxilia na relação de empresas com seus clientes, podendo assim aproximar ou afastar, dependendo de como se dá o uso.

Sobram motivos pelos quais o uso do WhatsApp tornou-se indispensável na vida pessoal e profissional. A praticidade e a agilidade do App permitem resolver questões que vão desde marcar uma reunião com o supervisor da empresa ou mandar um print daquele sapato lindo que você visualizou no status da tua loja favorita, pedindo para a vendedora separar um par que no final do dia você passa pegar.

Pensando por outro ângulo, você pode ser a vendedora que publicou no status da tua loja a nova coleção de verão, e já está rendendo frutos! O App é uma ferramenta essencial para te ajudar a crescer nos negócios, pois te coloca em mais de um canal de comunicação com o cliente e quem não é visto não é lembrado!

Como empreendedora você ainda pode explorar o WhatsApp Business, que tem recursos inteligentes, como mensagens rápidas e automatizadas, diminuindo o tempo gasto com o atendimento; perfil detalhado da empresa, o que ajuda aproximar o cliente; estatísticas para informar mais sobre os atendimentos, ajudando a compreender as necessidades.

WhatsApp Image 2019-09-13 at 13.58.26

Para te ajudar na construção de um relacionamento saudável e produtivo com teus clientes, nossa equipe listou aspectos fundamentais, que vão além do conhecimento funcional do aplicativo.

  • Cuidado com a linguagem! Apesar das conversas serem mais “soltas” e descoladas, o bom uso da escrita continua dando mais credibilidade para quem escreve e consequentemente para a empresa.
  • Seja claro! O WhatsApp também tem a opção de envio de áudio, o que facilita e muito aquelas conversas mais difíceis de se fazer entender pela escrita. Principalmente quando o cliente quer esclarecer alguma dúvida. Pense bem em como falar antes de enviar o áudio. Quanto mais clara for a tua fala, mais confiança passará ao cliente. Não hesite!
  • Visualizou? Tem que responder! Não há nada mais chato, em se tratando de WhatsApp, do que alguém visualizar nossa mensagem e não responder. Dá a sensação de que a pessoa não se importou, não é verdade? Com o cliente não é diferente! Ao visualizar responda imediatamente. Se caso não conseguir resolver a questão naquele momento, ao menos dê uma satisfação, mostrando ao cliente que você tem interesse em atender a necessidade dele o quanto antes.
  • Tenha bom senso sempre! Quando um cliente fornece o número do celular para a empresa não significa que ele está dando permissão para mandar mensagens desenfreadas. Pergunte sempre se ele gostaria de receber novidades pelo WhatsApp. Mesmo com o sinal verde dado pelo cliente, tenha sempre bom senso para não exagerar e invadir o espaço dele, fique atento aos horários para não ser inconveniente. Se sua empresa tem grupo de clientes no App, não adicione ninguém sem que a pessoa solicite.

Afinal, bom senso nunca é demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s