Plano de marketing para vender mais no fim de ano

O fim de ano está aí e com ele vem as festas corporativas, Natal e Ano Novo. É um momento em que as pessoas estão mais abertas e propícias ao consumo. Por outro lado, a oferta de produtos também é grande. No entanto uma boa CAMPANHA de MARKETING pode fazer a SUA EMPRESA SE DESTACAR. 

Foi-se o tempo em que o marketing era visto apenas como um apoio do setor de vendas, hoje ele é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

 Toda grande empresa usa o marketing digital para lançar seu produto no mercado. De modo que ele contribui para o crescimento do seu negócio. É uma estratégia que precisa de um bom PLANO DE MARKETING, independentemente do tamanho do seu negócio. 

O QUE É UM PLANO DE MARKETING?

O Plano de Marketing é o desenvolvimento de um planejamento das ações de marketing de uma empresa a fim de ALCANÇAR OS OBJETIVOS PRÉ-ESTABELECIDOS.  O planejamento pode ser voltado para um produto, para serviços prestados pela empresa ou para a própria marca.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER UM PLANO DE MARKETING

Antes de qualquer coisa para fazer um planejamento de marketing é preciso ter CLAREZA SOBRE OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS. Sem saber o que se quer não se chega a lugar algum. 

Também é imprescindível fazer uma ANÁLISE DO SEGMENTO em que tua empresa atua. Saber quais fatores influenciam a área onde tua empresa está inserida, considerar os pontos negativos e positivos para não gerar uma expectativa inatingível. Ser realista para não se frustrar. 

CONHECER BEM O PÚBLICO-ALVO é fundamental para ajudar a traçar o plano. 

No Marketing Digital se usa a expressão “PERSONA”, que nada mais é que a criação de um personagem semifictício que representa os tipos de clientes que sua empresa possui. 

Para criar a persona para o seu negócio é preciso interagir com o seu público. Afinal, como conhecer meu cliente se não tenho contato com ele? 

As REDES SOCIAIS são fortes aliadas para isso também. Através da análise da descrição de perfil dos usuários, bem como suas postagens, é possível conhecer um pouco deles. E para questões que não estão implícitas nem explícitas nas redes você pode elaborar perguntas que atendam a sua necessidade e criar meios nas redes sociais para incentivar seu público a responder. 

É importante fazer as perguntas divididas em etapas: Pessoal, demográfica, conteúdo e visão da empresa. 

Após a análise dos perfis do público você cria a persona para então dar sequência no seu Plano de Marketing.

 

BUSQUE PARCERIA

A relevância do teu CONTEÚDO abre portas para parceiros que somam ao marketing da sua empresa. Buscar parceiros que se identificam com a tua marca e que também tem algo a acrescentar geram mais confiança para o público. Um ótimo exemplo é: Se você é do segmento de moda faça parceria com uma Coaching de Imagem e ela vai te ajudar a auxiliar tua cliente a comprar de modo mais satisfatório, AUMENTANDO MUITO AS CHANCES DESSA CLIENTE VOLTAR. 

 O egoísmo não é uma característica de empresas que querem SE DESTACAR!  

FIDELIZE SEU CLIENTE

Tão importante quanto prospectar novos clientes é mantê-los fiéis à tua empresa.

Para fidelizar teus clientes é inevitável investir em MARKETING DE CONTEÚDO. Comece atualizando o site da tua empresa e criando um blog onde você poderá alimentar com conteúdo exclusivo para o público. O Blog é uma excelente ferramenta de divulgação e aproximação com o cliente!

 

FORTALEÇA O PLANO DE MARKETING COM A AJUDA DA INTERNET

Certamente você já deve ter visto, lido ou ouvido falar em ferramentas que o Google disponibiliza de modo gratuito e/ou pago  

As ferramentas de marketing na internet são inúmeras e muito eficientes. Use e abuse de ferramentas como o Google ADS, SEO, GOOGLE ANALYTICS e tantos outros disponíveis para divulgar seu negócio.

O planejamento de uma Campanha de Marketing exige dedicação também às redes sociais. De nada adianta criar um plano perfeito e deixar sua empresa às moscas na internet! 

Marketing e Internet andam de mãos dadas. Portanto a presença da sua marca/empresa na internet deve fazer parte do seu Plano de Marketing. 

É através das redes sociais que você vai interagir com seu público, saber mais das suas necessidades, estilo de vida, além de marcar presença sempre! 

Nunca esqueça que quem não é visto não é lembrado. E nas redes sociais esse ditado é ainda mais válido!

Mão na massa e bora fazer seu Plano de Marketing! 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s