O que considerar antes de contratar influenciadores

Uma estratégia conhecida de muitas marcas, sejam grandes ou pequenas, é usar o alcance e o engajamento de influenciadores digitais a seu favor. Faz parte disso enviar press kits, convidar para eventos e viagens, contratar publipost, utilizar sua imagem em comerciais, etc.

 

Porém, vincular a imagem da sua empresa à imagem de uma pessoa física na internet precisa ser algo bem pensado. Confira algumas dicas para utilizar o marketing de influência da melhor forma:

 

Observe o histórico da pessoa

 

É bem comum que, quando um influenciador está em destaque na internet, se vasculhe suas publicações antigas. Nesse processo, acaba se descobrindo sobre muitas falas infelizes ditas – ou digitadas – por aquela pessoa no passado.

 

Se isso acontecer e você tiver uma parceria em andamento, isso pode não pegar bem para a sua empresa. Então, por mais trabalhoso que seja, é muito importante ver bem o histórico de publicações antes de fechar uma parceria.

 

Qual é o engajamento?

 

Um tempo atrás na internet, o número de seguidores de um influenciador nas redes sociais era a única métrica considerada. Porém, a prática de compra de seguidores e curtidas foi se tornando comum e o número de seguidores perdeu relevância.

 

Por isso, vá além dessa métrica ao escolher influenciadores para sua estratégia. Avalie o número de curtidas nas fotos e, acima de tudo, os comentários. É por meio deles que se percebe o diálogo daquele criador de conteúdo com a comunidade que construiu.

 

Fora isso, outras métricas são importantes, como salvamentos de posts e respostas aos stories. Por isso é preciso pedir o mídia kit do influenciador antes de fechar a parceria, pois ele terá informações mais completas.

 

Marcas que já contrataram

 

Outra questão importante a se avaliar: os trabalhos daquele criador de conteúdo com outras marcas. É interessante evitar aqueles influenciadores que já trabalharam com seus concorrentes diretos, por exemplo.

 

Também avalie o engajamento nos publiposts já feitos, se o público recebe bem uma publicidade ou se não acaba só os amigos do influenciador comentando, por exemplo. Faça um estudo com atenção sobre essas entregas.

 

Além disso, quando você contrata uma agência para intermediar o contrato com influenciadores, como é o caso da Velvet Comunicação, você já pode ter mais informações sobre o trabalho daquele criador de conteúdo.

 

Revisite e repense sua estratégia

 

Influenciadores digitais são seres humanos e cometem erros. Por isso, é possível que tenham falas infelizes, se envolvam em brigas ou escândalos, etc. Sua marca não tem obrigação de manter o vínculo nesses casos. Muitas pessoas irão cobrar um posicionamento da sua empresa se isso acontecer.

 

Então se proteja juridicamente para poder romper a parceria com determinado influenciador se isso começar a prejudicar a sua empresa de alguma forma. As pessoas mudam, os criadores de conteúdo podem mudar de posicionamento e sua marca pode buscar novas parcerias.

 

E você, já faz parcerias com influenciadores? Contando com nosso auxílio para construir sua presença digital, você tem as estratégias certas para que seu produto ou serviço se torne conhecido para o público que quer atingir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s