Blog

Como as redes sociais podem te ajudar a vender mais nos Dias dos Pais?

Com o passar dos tempos, a grande mídia formalizou e compartilhou propagandas em seus meios televisivos. Anos se passaram e a propaganda atingiu vários meios de publicidade na atualidade, sendo o principal deles, a Internet. 

Hoje, comentaremos sobre como a internet pode te ajudar a vender nos Dia dos Pais, estabelecendo uma relação com o Marketing Digital e a influência dos meios digitais. 

O papel das redes sociais

A ascensão das redes sociais não é nenhuma surpresa devido ao grande fluxo de pessoas que se encontram nestes meios com objetivos diferentes. Alguns usam para se entreter, outros para comprar e outros para se informar. 

Ao saber da versatilidade e de todos os meios abrangentes de gostos, desejos e costumes a serem seguidos, o Marketing Digital estabeleceu um modelo que busca nas redes um desejo em comum. Neste caso, estamos nos referindo à obtenção desejada pelo comprador e frequentador de redes e de outro lado, a facilitadora da caminhada da empresa. 

A influência das redes e o comprometimento

Dentre as razões que fazem às redes sociais serem os fenômenos que são, está a gratuidade do serviço. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e personalizá-lo da maneira que preferir, esta personalização do nicho faz com que os usuários se aproximem mais de específicas páginas e de gostos. 

Sendo assim, aqueles que costumam gastar e consumir em datas festivas são mais propícios a repetirem esses rituais consumistas. O investimento no Marketing Digital em datas celebrativas é uma obrigação por parte daqueles que desejam vender! 

 A sua presença no feed das pessoas é um convite para os usuários conhecerem seus serviços.  Lembrando que, apesar deste post estar sendo publicado  um pouco antes da data dos dias dos pais, a única mudança que temos é a temática que será direcionado aos Dias dos Pais.  

A metodologia usada pelas grandes marcas consiste no mesmo mecanismo de publicidade – o marketing. A nossa principal dica é sobre uma observação de como os marketeiros de outras empresas atuam, conheça o mercado e reconheça o que lhe é atrativo de acordo com o Marketing Digital! No final do texto, listamos algumas dicas que podem fazer você se dar bem nesta data. 

O Dia dos Pais

Independentemente da irreverência da data celebrativa, todas têm seus significados, celebrações e suas explicações. Com o Dia dos Pais não poderia ser diferente. A função de um pai, de um cuidador e de um protetor faz com que este dia seja mais movimentado do que os outros. 

São diversos meios de entrar na temática e como o tema é voltado à venda, a inovação é uma requisição para a atração de seus clientes.  Dentre as nossas dicas, como uma agência de Marketing, está: 

  • Promoções nas datas
  • Intensificação dos meios de divulgação 
  • Aprofundamento em novos itens
  • Mensagens para seus clientes
  • Originalidade na edição e nos meios de se comunicar
  • Simplicidade no objetivo 
  • Temática direta
  •  Recorrência nas publicações da página 

5 dicas de SEO para seu negócio crescer com o Google

O SEO tem sido um aliado para fazer com que o seu trabalho se expanda, ainda mais se for de um nicho específico. Hoje, comentaremos 5 dicas de SEO para que o seu texto atinja um público maior e traga mais resultados para sua marca. 

1. Técnica das palavras-chaves

Caso o seu trabalho seja mais nichado e que poucas pessoas se aprofundem nele nas redes, a chance de você ser achado por usuários interessados no seu tema é maior. 

Sabendo disso, na descrição da publicação dos seus textos, adicione diversas palavras-chaves do ramo de atuação da sua profissão. Neste caso, se tratando de venda de serviços e produtos, é recomendado que vá além dos textos e que também seja investigada maneiras de divulgar nas redes sociais, que pode ser com ou sem a ajuda das técnicas de SEO que citaremos. 

2. Pesquise na internet o seu tema e compare os textos

Em caso de possibilidade de criação de textos informativos, pesquise os textos já realizados e veja como eles são, sua estrutura, etc. Fazer um texto muito parecido vai prejudicar seu alcance. Misture temas diferentes e crie algo original, com sua cara, para o Google não encarar seu texto como algo “mais do mesmo”.

3. Frequência por trás da atualização do conteúdo

Tratando-se de empreendedorismo, a frequência e a constância por trás das publicações, que não precisam ser necessariamente textos, fazem parte da essência de um negócio de sucesso.

Para divulgar o seu produto, procure complementar sempre o seu site para que, consequentemente, ele se torne mais atrativo e comprometido com os seus clientes. 

Lembrando que, consequentemente, quanto mais atualizada a sua página estiver, maior é a probabilidade de sua página aparecer nos pesquisadores, ainda mais quando abranger diferentes assuntos e não centralizar em um só.

4. Relevância do seu conteúdo e investimento em anúncios

Procure respeitar o tempo do seu negócio e não seja precipitado nas suas ações, principalmente quando tratar-se da imagem que será enxergada pelos seus possíveis clientes. 

Por essa razão, antes de investir em anúncios, você precisa ter noção de como as pessoas vão ver o seu negócio e seus produtos. Antes de chamar as “visitas” com seus anúncios, arrume a casa, revise todas as suas páginas, crie textos informativos e cativantes.

5. Analise os dados do seu site

Veja o quão frequente é o acesso e veja quais publicações tiveram mais acessos, neste caso, para fazer com que o seu negócio seja mais relevante para o pesquisador e para os interessados.

É recomendável que você delete publicações que não atenderam as expectativas iniciais, para fazer com que a relevância do seu site seja mais estável para fazer com que os seus meios de divulgação sejam mais presentes no Google.

Saiba como aumentar o alcance dos seus stories no Instagram

Observar o resultado e o alcance de suas publicações no Instagram, seja nos Stories ou no Feed, pode ser uma experiência angustiante. Ainda mais quando a publicação sugere algum tipo de interação. Quem nunca aguardou ansiosamente aquela pergunta que jamais chegou? 

Calma. A partir de agora você vai aprender como alcançar mais pessoas e melhorar o seu engajamento.

COMO FUNCIONAM OS STORIES

Primeiramente, é preciso entender qual a real função dos Stories no seu perfil. Diferente das publicações no Feed, Reels ou IGTV, o conteúdo postado nos Stories será exibido apenas para o seu próprio público, ou seja, para seus seguidores.

Assim, o objetivo não é o de buscar mais seguidores externos, mas sim o de fidelizar e aproximar você dos seus próprios seguidores.

Claro que ao utilizar bem os Stories suas chances de angariar novos fãs tende a aumentar, uma vez que o relacionamento entre você e o seu público é um termômetro do nível de engajamento existente. 

Assim, perfis com bastante interações e views nos Stories geram maior engajamento e demonstram para o algoritmo do Instagram mais confiança, aumentando as chances dos outros conteúdos atingirem mais usuários.

7 DICAS PARA AUMENTAR O ALCANCE DOS STORIES

1 – Bastidores

Os Stories servem para estreitar o relacionamento com seus seguidores. Por isso, nada melhor do que mostrar um pouco da rotina, ou dos “bastidores” da sua vida. Grave Making Off, exiba sua rotina, seus hábitos, mostre a sua realidade.

2 – Interaja

O que é mais efetivo para fortalecer relações do que uma boa troca de ideias?  Interaja através de enquetes, caixas de perguntas e jogos de verdadeiro ou falso. Lembre-se de utilizar o máximo de ferramentas que o Instagram disponibiliza, como filtros, giffs, etc.

3 – Exclusividade

Lembra que essa é a melhor ferramenta para fidelizar seus seguidores? Então mostre que vale a pena ser um deles. Conte fatos e relatos exclusivos, crie promoções exclusivas, exiba alguns diálogos e interações, reposte algo interessante que te enviaram.

4 – Live

Some tudo o que já foi citado aqui e reforce a importância de utilizar o que a plataforma oferece. As lives estão lá para serem usadas e podem ser a melhor forma de interagir sobre alguns assuntos.

5 – Esteja presente

Você sabe quantas contas existem no Instagram? Só para refletir, em janeiro de 2021, 99 milhões de usuários acessaram diariamente só o IGTV. Ou seja, a concorrência é alta. Então esteja presente, faça Stories diariamente e publique-os ao longo do dia para manter seu “rostinho” sempre presente na timeline dos seguidores.

6 – Fuja do Tédio

Fuja da mesmice. Mude cenários, troque de roupas e de ambiente. Evite ser uma pessoa monótona.

7 – Aposte na Verdade

SEMPRE aposte na honestidade. Não engane o seu público. Aliás, fazer alguns desabafos não tem nenhum problema, apenas mostra seu lado humano. Festeje quando puder festejar e chore quando for para chorar, mas seja uma pessoa verdadeira.

Além disso, abuse sempre da criatividade! Inove e não tenha medo!

Google Meet ou Zoom: qual é o melhor para seu evento online?

Eventos online são uma das melhores maneiras de você divulgar o seu conhecimento com o seu público. Hoje, em tempos pandêmicos, nunca estivemos tão próximos com a tecnologia e com o público digital. Com diferentes plataformas, iremos comparar duas das maiores ferramentas  para eventos onlines.

Características do Zoom

1. Videoconferências em grupo: Com o plano gratuito, você pode hospedar 100 participantes em uma única sala e com um tempo de até 40 minutos. Com o plano pago, você terá acesso a hospedagem de até 500 participantes.

2. Reuniões individuais: Caso você esteja se sentindo insegura em como funciona o Zoom, você pode ir criando uma sala e testando o algoritmo do site antes do seu evento online. Você poderá hospedar reuniões individuais ilimitadas contando com o plano gratuito.

3. Gravação da tela: Uma das maiores razões do Zoom ser preterido em relação às outras plataforma é o fato do interessado não conseguir gravar a tela caso ele esteja utilizando o plano gratuito.

4. Compartilhamento de tela: Esta é uma das opções mais comuns em aplicativos como o Zoom. Com esse recurso, você pode exibir slides, mostrar o avanço do seu trabalho ou ensinar na prática como se faz alguma coisa.

Características do Meet

O Google Meet se tornou muito popular no Brasil, enquanto o Zoom se tornou mais popular mundo afora. É bem provável que você já tenha recebido um link de alguma chamada do Meet, e essa funcionalidade será explicada abaixo.

1. Sem ligação com a internet:  Quando o usuário estiver te mandando o link através do telefone dele, você receberá o link da sala e um número. Exatamente, você pode convocar reuniões usando um número de discagem e os participantes, mesmo sem internet, podem participar e ouvir o que você está falando.

2. Segurança: Pela internet, devemos sempre nos preocupar com a segurança e com a nossa privacidade em cada plataforma que nos encontramos. Todas as chamadas do Google são criptografadas e todas as informações são garantidas com a segurança da informação.

3. Gravação da tela: Como dito acima, uma das razões do Meet ser preferido é o fato de você conseguir gravar a tela mesmo usando o plano gratuito.

4. Extensão de chamadas gratuitas e sem limitação até junho de 2021: Durante o período da pandemia, o Google resolveu estender e não restringir o uso de ferramenta para reuniões e eventos

5. Quantidade de pessoas: O plano gratuito do Meet suporta até 250 pessoas.

6. Gravação: O Google Meet disponibiliza a opção de você gravar o seu evento, e você poderá ter acesso ao conteúdo diretamente do seu Drive.

7. Simplicidade: A simplicidade do aplicativo é um dos grande destaque, sendo de fácil manejo e de fácil compreensão. Além do fato de você poder acessar pelo celular e pelo computador. Mas, se tratando de um evento online é recomendado que você utilize um computador por causa da multifuncionalidade que o computador propõe.

Conclusão: o Zoom é conhecido por sua qualidade e velocidade, enquanto o Meet permite gravar a tela e não tem limite de tempo. Tudo depende da finalidade do uso. Nós por aqui utilizamos os dois! E você?

Pinterest como fonte de tráfego para sites

Hoje o nosso recado é especialmente para quem tem um blog, site ou loja virtual da sua empresa e quer gerar ainda mais tráfego para as páginas. Provavelmente o conteúdo da sua marca é divulgado nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube…. Mas você já pensou em trabalhar com o Pinterest? Então, nós vamos lhe apresentar um dos maiores mecanismos de busca visual do mundo e mostrar como é possível gerar tráfego para o seu blog utilizando esta ferramenta gratuita. 

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Na plataforma, você pode construir murais de fotos no seu perfil, de acordo com seus interesses.

O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse). Ou seja, você organiza tudo aquilo que lhe interessa no seu mural. 

Você pode criar suas próprias imagens e salvar conteúdos de outras pessoas nos seus murais. A ideia é salvar o que for de seu interesse para consultar facilmente sempre que quiser.

Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.

Saiba mais sobre o público que utiliza o Pinterest:

  • A média de idade dos usuários varia entre 25 e 34 anos;
  • Quase 70% dos usuários são mulheres;
  • 97% dos fãs do Pinterest no Facebook são mulheres;
  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma.

Como gerar tráfego para o meu blog ou site?

Apesar do Pinterest ser considerado uma rede social, o seu funcionamento e algoritmo trabalham como um mecanismo de busca. O conteúdo aparece para todos os usuários que fizerem buscas relacionadas ao assunto, tornando-o uma ótima ferramenta geradora de tráfego orgânico para seu blog. 

Você sabia que o Pinterest gera mais tráfego para outros sites do que o YouTube, Google+ e LinkedIn juntos?

Ao publicar ideias e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com eles e mandar mais visitantes para o site. Além disso, é possível influenciar as decisões de compra dos consumidores que estão dispostos a comprar o que encontram no Pinterest. 

Para que sua marca atue na rede, você precisa ter uma conta business. Caso já tenha uma conta pessoal, é possível adicionar a ela um perfil comercial. Assim, é possível começar a criar pins e pastas para o seu perfil e interagir com as pessoas.

Dica: Crie conteúdos interessantes e que tenham um bom desempenho dentro da plataforma. Assim, seus pins aparecerão para mais pessoas. Nesses conteúdos, adicione links direcionados para suas páginas. 

Também é importante trabalhar o SEO de seus conteúdos e estudar as palavras-chave que estão em alta no momento de definir o título e de escrever a descrição. Este artigo mostra várias dicas sobre o assunto. 

Consolidar a presença da sua marca na internet é o primeiro passo para torná-la conhecida pelo público. E este é o objetivo da Velvet Comunicação. Nós criamos conteúdo para sites e redes sociais, ajudando empreendedores e empreendedoras a venderem mais.

Precisa de orientações para melhorar a presença digital da sua empresa e alavancar as vendas? A Velvet te ajuda! Peça seu orçamento pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com.

Criação de conteúdos pensando na jornada do consumidor

Sem consumidores, não há empresas formadas e bem-sucedidas. Os consumidores formalizam o sucesso e podem fazer com que a sua marca se expanda no mercado atuante.

Em um mercado cheio de opções (serviços, produtos, etc.), a versatilidade e o conhecimento sobre marketing digital e outras técnicas são essenciais para que você consiga o que deseja.  Hoje, iremos relatar a importância e exemplificar o conceito das etapas da jornada do consumidor.

O que é a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é o processo de uma série de etapas percorridas pelo consumidor. Durante esse percurso, ele busca achar uma solução ao seu problema.

Como dito acima, são diversas etapas, e em cada etapa diferente, a maneira como o consumidor enxerga determinado produto, marca ou solução acaba mudando de acordo com aquilo que ele descobre sobre quem ou o quê está atrás da solução que ele busca. Sendo assim, de acordo com todas as reações que o seu cliente terá com o seu mercado, você necessitará de uma maneira de mantê-lo por perto.

A versatilidade de opções pode ser benéfica e prejudicial ao mesmo tempo. Tendo em vista que a versatilidade do mercado atua e dispõe de diferentes especificações e opções, a maneira de exemplificar e explicar o seu produto e o seu serviço, nunca foi tão essencial para o seu produto não ser preterido.

Quais são as etapas da jornada do consumidor?

Podemos dividir as etapas da jornada do consumidor em três:

– Busca da solução do problema (descoberta e início do relacionamento com o produto e o serviço); ajudar o cliente

– Considerações após a sua busca;

– Decisão da efetuação da compra ou não.

Como usar a jornada do consumidor a favor da sua marca?

Simples e prático, através do Marketing de Conteúdo. Basta realizar um planejamento de acordo com o percurso que o consumidor costuma percorrer. Busque técnicas que trazem maior versatilidade e diversidade para a sua empresa.

Entre os conceitos, está o funil de vendas, que se baseia em três fases: atração, consideração e decisão. Durante estas três fases, muitos profissionais se baseiam em diversos artigos e relatos daqueles que conseguiram atrair e fazer com que a sua empresa se sucedesse no mercado através destas técnicas atrativas e versáteis.

O uso de palavras-chaves é essencial para aqueles que não saibam que a sua empresa vende produto X ou solução Y. Para isso, em seu site ou em sua rede social, busque usar as palavras-chaves que levam o seu consumidor até a etapa de decisão.

Durante a fase de consideração, a empresa por trás da solução do consumidor, necessita resolver dúvidas e problemas que afligem o consumidor. Durante essa ocasião, é ideal que você tenha uma equipe preparada para sanear as dúvidas. Também é necessário ressaltar o seu serviço ou o produto que desejas vender, exemplificando suas qualidades. Durante essa etapa, é bom ressaltar a atualização do conteúdo nos blogs e nas redes sociais.

Durante a etapa de decisão, como dito acima, é importante você disponibilizar depoimentos e avaliações daqueles que consumiram o seu serviço. O ideal é sempre ser transparente com aquilo que é próprio da sua empresa, seja ela grande ou não, além de evidenciar que a empresa é o refugio daqueles que buscam soluções para seus problemas, seja ele qual for ou em que momento for.

Caso você não tenha tempo para trabalhar na gestão da sua empresa e atualizar o seu conteúdo, a Velvet pode solucionar este caso. Somos uma empresa especializada em produção de conteúdo, caso você se interesse, poderá pedir um orçamento pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com

5 ideias para movimentar suas redes sociais na Páscoa

         Podemos considerar todas as datas comemorativas, para as grandes e pequenas empresas, como eventos que movem as suas páginas nas redes sociais em diferenças proporções. Essa variação proporcional é notada por aqueles que fazem o gerenciamento das redes sociais, tais gerenciadores necessitam inovar o gerenciamento da sua empresa em datas especificas para fazer com que o seu engajamento se impulsione nesse dia e podendo aumentar as vendas ou o acesso aos seus retrospectivos sites.  Abaixo, iremos listar cinco ideias para fazer com que a sua rede social se movimente na Páscoa.

Criação de posts que envolvam datas comemorativas

Que uma boa organização da sua página e uma boa edição para qualificar o seu trabalho são caracterizações essenciais para a sua empresa, todos nós já sabemos. Em períodos festivos, a ideia inicial é a inovação de suas edições e dos seus meios de divulgação, levando em consideração o período que estamos. Você, empreendedora(o) independente do que empreendes e como empreende, necessita refletir sobre como o seu produto deve ou não ser divulgado em períodos festivos. Para isso, invista em novos posts para o seu site, dando maior atenção aos assuntos que se destacam na pascoa e fazendo com que as pessoas conheçam o seu site.

Reviver quem um dia fomos – alma festiva

Cada vez mais, as datas comemorativas perdem o brilho que costumávamos ter quando éramos crianças, tempos em que  brincávamos e costumávamos nos felicitar com diversos chocolates que recebíamos. Em tempos de pandemia, os dias comemorativos passam despercebidos por muitos diante ao caos que o mundo está enfrentando. Para nós desviarmos um pouco das  infelicidades do mundo, que busquemos reviver quem um dia fomos.  

Inclusão da equipe e valorização do cliente

                        Crie posts e edições que incluam a sua valorização diante daqueles que fazem a sua empresa ser o que ela é. Faça com que o seu cliente seja valorizado. Caso você seja um empreendedor, busque se aproximar mais do seu cliente, busque inclui-los em sua empresa. Esta aproximação com o seu cliente é essencialista para fazer com a sua empesa continue progredindo e ganhando confianças daqueles que fazem a sua empresa ser o que ela é. Caso você trabalhe em equipe, busque reviver o espírito coletivo e faça com que aqueles que trabalham com você se sintam valorizados.

Invista no plano de marketing e em conteúdos

            Como dito acima, as datas comemorativas podem impulsionar as vendas da sua empresa ou fazer com que muitas pessoas conheçam a sua empresa através do impulso que a sua empresa teve nessa data. Desta maneira, diversas empresas são conhecidas através das promoções de natal, black friday ou páscoa. Para isso, use os tópicos os acimas como gatilhos para se basear na criação daquilo que poderá te impulsionar no seu engajamento e na sua venda.

Refletir sobre o futuro da sua empresa

            As quatros ideias acima foram destinadas com o intuito de mover a sua rede social. Após concluir todos os passos, tenha em mente que em outras datas comemorativas, os posts terão que ser diferente e a maneira de interagir com os seus clientes também. Para isso, é necessário refletir sobre a evolução da empresa, dos clientes, dos meios de divulgação e do quão rápido está o progresso da sua empresa e principalmente, as inovações que a empresa irá criar. A criação de um site, blog, loja ou um curso podem fazer com que a sua empresa seja ainda mais influenciadora diante das demais. Use essa data comemorativa como uma etapa para refletir sobre o que a sua empresa deverá melhorar ou mudar, de uma maneira antecipada.

A importância da criação de textos para sua marca

A criação de textos e publicação na internet são meios essenciais para fazer com que a sua empresa se aproxime do seu cliente e sua empresa seja preferida entre as demais.

Quanto mais a sua empresa se engajar em tirar as dúvidas dos clientes, mais provável será o aumento da busca da sua marca. Dessa maneira, toda empresa necessita de um bom conteúdo. A essência da empresa também depende da qualificação da escrita e do quão esclarecedora ela é. 

O papel da escrita numa empresa

Em uma empresa, a escrita é responsável pela interação direta com um determinado público. Essa interação direta com o público faz com que o  suporte ou a divulgação da empresa se torne mais qualificado e profissional.  

Dentro desse aspecto, a escrita tem como função a aproximação da relação  empresa-cliente. Esta aproximação faz com que a empresa se comunique e atraia aqueles que se interessavam pela sua marca, o que pode, consequentemente, fazer com que as suas vendas aumentem.

Benefícios do texto e como ele deve ser escrito

Uma boa comunicação é fundamental para fazer com que a sua marca se expanda. Na internet, a diversidade  de ‘linguajares’ entre os mais jovens e os mais velhos é notável, ainda mais quando se trata de redes sociais.  Tenha noção do seu público-alvo e utilize o melhor linguajar para  atraí-los.   Abaixo, citaremos os principais benefícios mais notáveis que são consequências de uma boa comunicação num texto:

  • Maior entendimento: um texto esclarecedor e direto faz com que os seus clientes prefiram a sua marca ao invés das outras diante da recorrência do mercado. 
  • Divulgação: ao criar textos para o seu negócio, sejam eles científicos, explicativos ou não, a partir do momento que você está adicionando conteúdo sobre sua marca, suas soluções. 
  • Aproximação da empresa com o cliente: independentemente do ramo da sua empresa e do que ela produz, a aproximação com o cliente é fundamental para fazer com que a sua empresa se expanda, além de ganhar maior notoriedade e  uma maior preferência pelos seus clientes.  

São diversos os benefícios, citamos os cinco mais destacáveis com o intuito de aproximar você da importância da qualificação e da especialização de um profissional especializado nesse meio e é por estes benefícios que as  empresas necessitam de um bom esclarecedor e de um bom comunicador  para gerenciar os seus meios de divulgação.

Caso você esteja muito ocupada ao ponto de não conseguir focar na centralização da escrita e na criação de textos para a sua marca, a nossa recomendação é buscar uma agência especializada. A Velvet se responsabilizará e se aliará com a sua empresa com o fim de expandi-la e qualificá-la dentro das demais, priorizando o sucesso da sua marca!

Peça seu orçamento pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com.

O que é a gamificação e como ela se aplica ao marketing

A gamificação pode ser considerada como a utilização de  elementos técnicos  de games utilizados em diversas empresas que fazem com que o consumidor interaja diretamente com o produto de uma maneira mais distraída. Sendo assim, esse recurso usufrui da mecânica dos games (jogos eletrônicos) por meio de uma plataforma especializada em gamificação, que seria responsável por misturar  elementos de determinados games com itens de empresas para fazer com que os clientes tenham maior envolvimento com as marcas.   

Exemplos de gamificação

Um exemplo de gamificação e de interação direta com meio dos jogos é o ganho de pontos após compras em determinadas lojas ou desafios a serem preenchidos. Irei te dar um exemplo de gamificação que não está direcionado com o marketing diretamente, só que irá fazer com que você tenha maior noção da atração desse meio. A gamificação no colégio é um bom exemplo de como os meios eletrônicos se encaixam perfeitamente em assuntos que podem parecer detestastes e nem um pouco atrativos. É bem provável que você já tenha jogado algum jogo de matemática que incluía diversos cálculos com fases diferentes e com tempos estimulados para terminá-las, fazendo assim, com que o aluno focasse mais no que tem a fazer, tendo noção do tempo e da competitividade no jogo. Esses são alguns exemplos de gamificação despercebidos que estimulam o estudante a se desafiar e estimular o seu máximo na hora do aprendizado.  Agora, já dito um exemplo de gamificação e o quão atraente ela pode ser, vamos comentar sobre o quão acessível ela está sendo para o marketing digital.

A correlação entre a gamificação e as empresas

As empresas sempre precisam estar cientes do crescimento de determinados assuntos e gêneros, não é atoam que muitas delas são apoiadores de determinados movimentos em alguns lugares do mundo e adotam posturas para lutar contra ou a favor de algo. O crescimento no mercado em diversos setores fez com que os marketeiros abrissem os  olhos e adotassem meios elementares de outros mercados para fazer com que os seus meios pudessem ser mais atrativos para os seus consumidores que também consumiam .  A gamificação no marketing evoluiu de acordo com o crescimento do mercado de games e da utilização da interação em filmes e séries, como o Black Mirror e o Minecraft Story.  Os marketeiros compreenderam melhor a funcionalidade técnica e o quão atrativa ela era e resolveram começar o seu uso a partir do inicio da década passada. 

Aplicação no Marketing Digital e exemplos de empresas

A gamificação no marketing pode ser aplicada de diversas maneiras e por diversos meios diferentes, seja  pelo celular, computador ou até mesmo através de uma pulseira inteligente. Um dos exemplos mais conhecidos de gamificação está presente no uso do aplicativo Nike+ e outros dispositivos que seriam vestidos e se conectariam com o seu esforço físico. Quanto mais você corre, maior será os números em seus dados pessoais, e para motivar as pessoas a praticar mais atividades físicas, a Nike+ oferece aos seus usuários um dispositivo de rastreamento para que eles possam competir em tempo real contra outros corredores. 

Outras empresas que também usam a gamificação ao seu favor: Starbucks, McDonald’s, Ford e Fousquare. E eu gostaria de destacar a Foursquare; a Foursquare é uma rede social que fez sucesso através de uma experiência gamificada (por meio da gamificação) que fez com que os seus usuários fossem recompensados com medalhas e títulos em seus perfis quando eles faziam o check-in nas localidades que eles visitavam. A gamificação faz com que o seu produto ou o seu negócio virtual se expanda através da competitividade dos competidores e dos estímulos gerados pelo uso de elementos dos games.

Conheça os principais benefícios de terceirizar a gestão das suas redes sociais

A gestão das redes sociais pode ser complicada devido à falta de tempo da pessoa que está gerindo a empresa. Comumente, a pessoa empreendedora pensa em inúmeras ideias e formatos que buscam expandir o seu negócio recém-criado. 

As redes sociais estão sendo aliadas das empreendedoras e, por muitas vezes, há a possibilidade de diversas complicações devido à insegurança e à alta preocupação voltada à imagem da sua empresa e como ela será recebida. 

Há de se destacar que gerir uma rede social sozinha não é fácil, ainda mais diante de todos os meios versáteis que podemos seguir e que seriam facilitados após a terceirização da empresa. 

A terceirização não é uma ideia nova, entretanto ela está cada vez sendo mais destacada no ramo empreendedor, devido à valorização da coletividade e do ganho de tempo para aqueles que pensam em gerir e controlar melhor a imagem da sua empresa.

Há inúmeras redes sociais hoje em dia para expandir a  imagem e a marca da nossa empresa. Essa versatilidade pode ser responsável por diversas dores de cabeças às empreendedoras, que desejam incluir as suas ideias e não possuem equipe ou conhecimento sobre uma ferramenta para ajudá-las em edições de posts em redes sociais ou nos atendimentos.

A alta demanda que colocamos sobre nós mesmas acaba sendo uma inimiga para a segurança sobre o nosso negócio. E como sabemos, há vários fatores que precisamos trabalhar para expandirmos o nosso ‘nome’ e um deles é o controle emocional e a deixa do perfeccionismo para conseguirmos trabalhar melhor as ideias. 

A falta de experiência voltada ao meio do marketing digital pode ser algo que não gere segurança para aquelas que desejam se certificar de algo que elas nem ao menos são especializadas e é nessa hora que a terceirização da gestão dos meios de comunicação entram.

Como sabemos, a terceirização é uma entre  diversas maneiras de formar uma organização estrutural que permite o crescimento da sua empresa de uma forma mais acelerada.

Caso você esteja se questionando sobre quais são os benefícios da terceirização de serviço na sua empresa, listamos abaixo algumas das vantagens de terceirizar esses serviços.
  • A contratação de profissionais experientes que se responsabilizam como gestores de redes sociais para a sua empresa.
  • Expansão da empresa como organização.
  • Tempo livre maior para outras demandas.
  • Redução dos custos operacionais
  • O foco da terceirização de serviços possibilita a priorização do core-business. 
  • Facilitação da previsibilidade de futuras despesas
  • Melhorias na performance dos gestores 

É necessário um cuidado voltado às escolhas tomadas ao contratar diversos serviços terceirizados. Estude bem a empresa, converse com a equipe, entenda qual é a proposta deles, o que eles podem acrescentar na empresa e como será a gestão das redes sociais.