Como empreender sendo assistente virtual? Entrevista com Jaiane Santos

Você é uma pessoa organizada e adora ajudar os outros a serem mais eficientes? Saiba que esse é um talento valioso e tem gente ganhando dinheiro com isso. Hoje a entrevista é com a empreendedora Jaiane dos Santos, que é assistente virtual e fundou a empresa JCS.

Confira abaixo nosso bate-papo com ela e se inspire para começar o seu negócio na área se serviços remotos!

Por que decidiu empreender e como foi o processo de criar o seu negócio?

Eu buscava uma mudança na minha vida profissional, queria mais passar mais tempo com meu filho e ainda fazer o que gosto! Primeiro eu fiz um curso de Assistente Virtual, chamado Como ser assistente virtual da Camile Just. Depois fiz minha proposta de valor, planejamento e abri o meu MEI. Trabalhei como compradora durante oito anos, para pequenas e médias empresas.

Pensando nas minhas habilidades e conhecimentos, em tudo que vivi até aqui… Decidi que era hora de criar uma alternativa de negócio, na qual eu pudesse utilizar toda a minha expertise, meu empenho, dedicação e foco! Para auxiliar todos os empreendedores que eu puder, a ter mais foco no seu negócio.

Um dos seus maiores diferenciais é fazer com que seus clientes ganhem mais tempo. Como faz para que a rotina deles seja mais eficiente?

Proporciono mais tempo para os clientes, eles deixam de fazer as atividades mais burocráticas, para que possam focar no próprio negócio, realizo as tarefas que não estão relacionadas às suas atividades centrais ou ao seu negócio principal, facilitando e apoiando a estratégia da empresa ou profissão, tudo realizado remotamente.

Quais foram os maiores desafios do seu negócio até agora e como você fez para superar?

Minhas maiores dificuldades foram a prospecção de clientes e o trabalho home office. Trabalhar em casa e me regrar nos horários foi bem complicado no começo, tive que me planejar melhor com cada tarefa diária, mas agora está tudo mais organizado e meu dia a dia flui melhor. Quanto a prospecção ainda estamos trabalhando nisso, mas está evoluindo, conseguindo parcerias, com colegas que me auxiliam nessa parte.

Você trabalha sozinha ou conta com ajuda de outras pessoas na sua empresa?

No momento trabalho sozinha, tenho algumas parcerias, mas na empresa sou só eu mesmo.

Qual empreendedora mais te inspira e por que?

Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe! Aprendi muito sobre finanças com ela, é uma mulher de muita garra e foco no que quer, admiro muito isso.

Quais são as suas dicas para empreendedoras que trabalham com serviços?

Indico sempre fazer um planejamento bem minucioso do negócio, com todas os aspectos que interferem o dia a dia do empreendedor: abertura da empresa, estratégia, prospecção, financeiro, valor dos serviços e serviços prestados. Isso antes de começar as atividades da empresa, para que não tenha problemas no futuro.

Muito foco e otimismo também porque não é fácil, tem dias que dá aquela vontade de desistir, mas tem que se manter sempre focada em suas metas e nunca desistir. No ramo de serviços indico também, sempre fazer parcerias com empreendedoras que não tenham a mesma expertise que você, para que possa complementar o seu negócio!

E você, também é uma empreendedora de serviços? Conte com a gente para atrair novos clientes com a internet! Peça seu orçamento de marketing digital e retornaremos o mais breve possível.