Blog

TESTE: Que tipo de empreendedora você é?

Existem diversos tipos de mulheres empreendedoras, desde aquelas que só pensam em crescer o próprio negócio até aquelas que conciliam o trabalho com a maternidade ou transformaram o hobby em empresa.

Você sabe em qual tipo você se encaixa mais? Faça o teste clicando aqui e descubra! Conte para nós nos comentários ou nas redes sociais o resultado que você tirou que vamos amar saber.

Velvet participa do 7º Papo de Empreendedora

A Velvet Comunicação e Marketing participou no evento 7º Papo de Empreendedora, que ocorreu no Moma Coworking + Kids, em Porto Alegre. O bate-papo aconteceu no sábado, dia 25 de agosto, pela manhã.

papo-de-empreendedora

A palestra foi dada pela diretora da Velvet, Gabriela Stähler, em parceria com a diretora da Nosso Design, Sabrina Soares. O assunto abordado na ocasião foi o Marketing Digital para Moda e Beleza.

Dicas sobre redes sociais, criação de vídeos e conteúdo para sites foram alguns dos conteúdos apresentados pelas empreendedoras a quem estava presente. O evento também foi uma oportunidade de networking para todas que participaram e propiciou a troca de conhecimento entre empresárias de diversas áreas de atuação.

40058498_1780116225436712_9010608956262842368_n

Alguns dos serviços prestados pela Velvet Comunicação são a consultoria de marketing, a criação de conteúdo para redes sociais e o gerenciamento de campanhas com influenciadores digitais. A empresa está sediada no Rio Grande do Sul, mas atende clientes de todo o Brasil.

5 ideias para você começar sua empresa de casa

Quer se tornar uma mulher empreendedora, mas ainda não tem recursos para começar o seu negócio? A primeira coisa que você deve investir é em você mesma. Por isso a internet é a sua melhor amiga para fazer o seu nome no mercado, se tornar conhecida e depois vender os seus produtos ou serviços.

Continue lendo para saber cinco coisas que você pode fazer em casa e que lhe tornarão mais conhecida e uma referência na área que você deseja atuar, mesmo que você ainda não tenha clientes.

1 – Crie um blog ou canal

Qual é o assunto que você mais domina e gostaria de tornar um negócio? Considere falar sobre ele, ensinando as pessoas, em um blog ou canal no Youtube. Fazer isso envolve quase nenhum custo e você vai criando um público, para depois transformar essas pessoas em suas clientes.

2 – Faça doces ou marmitas

Se você sabe cozinhar bem, essa opção é ótima por possibilitar um retorno rápido e um grande público. Cada vez as pessoas têm menos tempo para cozinhar e você pode aproveitar isso. A dica é investir em um nicho, como comidas veganas, alimentação saudável ou doces gourmet.

3 – Elabore um curso

Essa ideia é para quem domina um assunto a ponto de poder ensinar outras pessoas por meio de um curso online. Se você sabe tudo sobre confeitaria, costura, confecção de acessórios, marketing digital ou qualquer outro tema, planeje um curso com vídeos e recursos online para os alunos que se inscreverem.

4 – Escreva um livro

Uma estratégia parecida com essa é colocar os seus conhecimentos em um livro. Ou, se você tem talento para isso, escrever crônicas ou uma história de ficção. Você pode disponibilizar ele online em sites como a Amazon ou vendê-lo a uma editora.

5 – Faça consultorias

Quem entende muito sobre finanças, estratégia, marketing, administração ou qualquer conhecimento útil para empresas, pode fazer consultorias. As empresas irão lhe contratar para melhorar pontos específicos e você pode trabalhar online ou presencialmente.

Quer uma ajudinha para divulgar o seu novo negócio? Conte com a Velvet Comunicação para fortalecer sua marca, aumentar seu alcance e se tornar uma referência. Peça o seu orçamento pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com ou Whatsapp (51) 99514-7769.

Identidade para marcas de moda: entrevista com Sabrina Soares

Você dá a devida importância para a identidade da sua marca? Pode ter um impacto gigantesco no seu negócio se o design não passar a mensagem correta para o público.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, conversamos com a designer Sabrina Soares, de 26 anos, formada pela ESPM-Sul. Ela comanda a Nosso Design, empresa especializada na área. Confira a entrevista:

 

Qual é a importância de as marcas terem uma identidade visual?

A identidade visual é o primeiro contato com o cliente. Por isto é muito importante causar um bom impacto no público-alvo, buscando uma ligação entre seu negócio e o cliente.

Tem como objetivo transmitir, através dos conjuntos de elementos visuais (símbolos, cores, tipografias, entre outros), a missão, visão e valores da companhia.

Mas a identidade visual vai além do seu logotipo, ela se expressa nos materiais gráficos, uniformes, pontos de venda… Por isso devem ter a mesma unidade. E é neste momento que notamos a importância do profissional de design. Mais do que criar uma marca, deve criar uma identidade visual.

 

Quais são os cuidados básicos que todos devem ter com o design nas redes sociais?

As redes sociais têm ganhado um espaço significativo dentro das empresas. Além de promover seus serviços e aumentar o reconhecimento, elas criam vínculos com o público.

Sendo assim, elas também têm grandes responsabilidades, como: trazer envolvimento frequente (pois quem não é visto não é lembrado), publicar, além de serviços, datas comemorativas ou assunto relevantes, notícias da área, entre outros. Mas todos estes assuntos devem seguir os princípios da empresa, expressar a confiança, inovar e principalmente, facilitar ao cliente.

 

Como é o processo de criação de logotipos?

Existem diferentes métodos de criação, eu costumo me guiar pelas etapas do designer Bruno Munari.

Ao todo são 12 etapas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologia, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução. Os primeiros tópicos servem para entender as prioridades dos clientes e sobre a essência da empresa, as demais etapas se tratam de criação.

 

O que uma identidade visual deve refletir, no caso de uma marca de moda?

Quando falamos em marcas no ramo da moda, devemos ir além do design. Deve-se levar em consideração o posicionamento sobre o mercado e a percepção do cliente.

Uma vez que o mercado da moda está cada vez mais competitivo, o ideal é investir em ações de marketing, com o objetivo de atrair atenção e empatia. Outro aspecto que as empresas devem ficar atentas são as tendências, responsáveis pelo engajamento.

 

Já está inspirado para revolucionar a sua marca com a ajuda de uma boa estratégia de marketing? Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Diminua suas horas de trabalho tendo mais foco

Quem é dona da própria empresa ou trabalha por conta e não gostaria de ter mais tempo para descansar, aproveitar a família, cuidar de si mesma ou até trabalhar em outros projetos? Esse é o desejo de muitas empreendedoras.

A solução para isso é o foco para realizar mais. Além, é claro, de delegar algumas tarefas, como o marketing da sua empresa para uma agência especializada, você pode aumentar a sua produtividade para trabalhar por menos tempo e ainda ter ótimos resultados.

Pratique a atenção plena

Você conhece uma técnica chamada mindfulness? Ela consiste em ter atenção plena no que você está fazendo no momento. Está próximo da meditação, porém você não estará sentada meditando, e sim prestando atenção totalmente no seu trabalho.

Isso significa concentrar toda a sua energia e seu foco nas palavras que está escrevendo, na ilustração que está criando, na peça que está costurando, etc. Não pensar nos problemas e não pensar no que você tem para fazer depois, somente na sua ação naquele momento.

Essa é uma técnica que vai lhe permitir ter mais foco, então você irá errar menos, irá fazer o seu trabalho da melhor forma, não irá ficar ansiosa sobre os problemas e tarefas do dia e com certeza irá finalizar seus afazeres muito mais rápido.

Esteja presente onde você está

O mindfulness é uma ótima prática e eu recomendo que você leia mais sobre isso, pesquise, veja vídeos, etc. Além de você utilizar essa técnica no dia a dia de trabalho, seja no ateliê, salão de beleza ou escritório, você pode usar o mindfulness em tudo.

Com a atenção plena, você está focada no presente. Isso significa que quando você está em casa assistindo a uma série, está com a família ou saindo com os amigos, a sua atenção também estará 100% voltada para isso. Essa prática faz com que você termine seus dias com a sensação de ter aproveitado e não pensando que passou rápido demais.

A minha dica, para resumir, é: onde quer que você esteja, esteja presente. Tenha foco no seu trabalho, não se deixe distrair pela ansiedade ou mesmo pelas redes sociais. Só assim você ganhará mais qualidade de vida e com certeza chegará mais rápido ao seu sucesso profissional.

Se você quer saber mais sobre como pode ganhar tempo no dia a dia contando com uma equipe especializada em marketing para lhe ajudar, peça o seu orçamento para nós pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com ou pelo Whatsapp: (51) 99514-7769.

Como achar o influenciador certo para suas campanhas

Você sabia que 92% das pessoas confiam mais em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas? O dado é de um estudo da Nielsen Catalina Solutions.

Por isso que, além de criar conteúdos para sua loja ou seu salão de beleza, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing de influência, contando com as pessoas certas.

Continue lendo para saber as nossas dicas para você encontrar o influenciador digital/blogueiro/Instagrammer ideal para aumentar o seu alcance e as suas vendas:

Pesquise bem na sua área

Se você tem uma loja de roupas local e não vende pela internet, precisa encontrar pessoas da região que falem sobre moda e estilo. Utilize o Google e as mídias sociais para fazer a sua busca. Coloque as principais palavras que têm a ver com o seu negócio e faça uma lista do que encontrar.

Já se você vende online, não se restrinja à localidade do influenciador. O mais importante é que ele converse com o público-alvo da sua marca e esteja ao alcance da sua estratégia, conforme seu orçamento e disponibilidade.

Não olhe apenas números

Um erro comum ao buscar blogueiros e criadores de conteúdo para uma estratégia de marketing é olhar apenas a quantidade de seguidores e visualizações. Isso não é tudo, afinal hoje é possível alterar essas métricas com a compra de likes.

Observe se o público desse influenciador tem a ver com o seu (considerando gênero, idade, localização), se o conteúdo é frequente e se há engajamento. Os micro influenciadores são capazes de trazer muito resultado pela sua capacidade de se conectar melhor com os seguidores.

Tenha um bom relacionamento

Para que o influenciador seja realmente um evangelizador da sua marca, enviar presentes ou convidar para eventos não terá um efeito duradouro. É preciso incluir essa pessoa em todas as campanhas que você fizer.

A cada novidade, deixe a pessoa saber e a convide para conferir. Pode ser uma coleção nova ou um tratamento novo em seu salão ou estética. Deixe esse influenciador sempre apaixonado pela sua empresa e os seguidores dele também irão se familiarizar com você.

Quer uma estratégia personalizada para seus objetivos, incluindo os influenciadores que são a sua cara? Conte com a assessoria da Velvet Comunicação! Peça seu orçamento pelo e-mail contato@velvetcomunicacao.com.

10 dicas para o Instagram do seu salão de beleza

Você tem um salão de beleza e deseja atrair mais clientes e tornar sua marca conhecida? O Instagram é uma ótima ferramenta para isso, principalmente por ser muito visual e permitir que seu trabalho seja exibido da melhor forma.

Se você está começando agora no universo do marketing nas redes sociais, confira dez dicas para o seu salão de beleza crescer muito com o Instagram:

 

  1.  Poste fotos exclusivas

Para que o Instagram do seu salão seja mais atrativo e transpareça como é o seu trabalho, as fotos devem ser preferencialmente exclusivas. Por isso é importante tirar fotos dos trabalhos realizados nos clientes. Para isso, você pode utilizar o celular ou uma câmera profissional.

 

  1. Reposte conteúdo de clientes

Não tem tempo ou equipamentos para tirar fotos exclusivas dos clientes e publicar na rede social? Sempre é possível compartilhar os registros deles próprios. Peça para que eles publiquem em seus próprios perfis, com uma hashtag do salão, para que você compartilhe.

 

  1. Publique frases

Está sem fotos originais para serem publicadas no perfil do Instagram? Uma ideia é publicar frases relacionadas à beleza, por exemplo. Faça uma arte em sites gratuitos, como o Canva. Não se esqueça de incluir o logotipo do seu salão de beleza.

 

  1. Use as hashtags

Se está sem dinheiro para fazer anúncios na rede social no momento, invista em outras maneiras de ser descoberto. Uma delas é usar as famosas hashtags. Escolha aquelas que têm um bom alcance, e têm a ver com o seu público-alvo, e insira em suas descrições.

 

  1. Use os emojis

Uma forma de tornar a comunicação mais divertida é usar os emojis nas descrições de cada foto. Identifique aqueles que o seu público mais usa, pois isso irá aumentar as suas taxas de engajamento. Pense, porém, se essa estratégia faz sentido para o seu tipo de cliente (leve em consideração a idade deles, por exemplo).

 

  1. Crie uma bio completa

A sua biografia no Instagram, além do seu avatar, é a primeira coisa que o possível cliente irá ver. Por isso é importante que todas as informações importantes estejam dentro desse espaço. Não se esqueça do endereço, além do site do salão se houver.

 

  1. Tenha uma identidade visual

Ter uma marca forte faz com que o seu salão seja lembrado mais facilmente pelos clientes. Uma identidade coerente nas mídias sociais significa escolher algumas fontes e usá-la em todas as artes, por exemplo. Também é bom usar apenas algumas cores nos posts e aplicar o logotipo em todas as imagens.

 

  1. Poste com frequência

O seu alcance e o seu engajamento irão diminuir drasticamente se você não tiver consistência nas publicações. Um post por dia no Instagram é a frequência ideal para se fazer presente na vida das clientes. Caso não seja possível, publique três vezes por semana.

 

  1. Engaje com outros perfis

Faz parte do marketing de relacionamento interagir com os perfis de clientes e futuros clientes. Além de compartilhar os cliques de quem fez algum corte ou coloração no seu salão, curta e comente os posts dessas pessoas. Explore as hashtags relacionadas com seu negócio e engaje com as publicações.

 

  1. Responda comentários

Por último, não adianta ter um ótimo perfil e um conteúdo incrível se os clientes não ganham a mínima atenção no Instagram. É importante responder todos os comentários, sejam eles dúvidas, elogios ou críticas. As mensagens privadas também devem ser retornadas de forma rápida.

 

E você, já tem um Instagram para o seu salão de beleza? Quais dessas dicas você já segue?

Empreendedorismo na saúde: entrevista com Josiane Mahl

Quem também adora aprender com a experiência de pessoas que já trilharam o caminho que queremos? Por isso gostamos muito de publicar entrevistas aqui no blog. A participante da vez é a nutricionista Josiane Mahl, de Esteio/RS.

 

Josiane tem 23 anos e já é pós-graduanda, além de ter parcerias com diversas academias da região e auxiliar atletas a conquistarem melhores resultados. Confira como foi a conversa:

 

Como é ser uma profissional autônoma na área da saúde?

 

Não é fácil. Ser empreendedor na área da saúde é topar um desafio duplo, pois temos que desenvolver habilidades que vão muito além daquelas que nos são ensinadas em sala de aula.

 

É preciso ter uma base técnica muito forte para que a insegurança e falta de estabilidade financeira não dominem a situação no início da jornada. Também é necessário um bom investimento em autopromoção para que os clientes saibam de sua existência. A manutenção da clientela é feita através da excelência na execução do trabalho esperado.

 

Como você escolhe as empresas e clínicas que serão suas parceiras?

 

Atualmente tenho parceria com duas clínicas, uma estética e três academias. A oportunidade de parceria com as clínicas e a estética foram convites realizados pelas gerentes dos locais.

 

Em relação às academias, o desejo de fechar parcerias surgiu por minha vontade de estar atuando na nutrição esportiva, minha área de especialização. Por conta disso fui até diversas academias do bairro da minha cidade para tentar fechar parceria, consegui em duas delas. A terceira surgiu como um convite feito por conta de indicação do meu trabalho.

 

Quais são os pontos positivos e negativos de fazer o próprio horário?

 

É ótimo poder organizar a rotina e meu tempo sem ter que dar explicações para ninguém. A mobilidade de encaixes de diversos outros compromissos durante a semana é incrível, parece que o tempo rende muito mais.

 

Em relação às desvantagens, não creio que seja um ponto ruim, porém é preciso um nível alto de organização e comprometimento para que todos os horários que envolvem principalmente os clientes sejam cumpridos na hora combinada.

 

O que você faz para se destacar no mercado da Nutrição?

 

Tento desmistificar a nutrição, trazendo a visão que uma alimentação saudável deve ser baseada no equilíbrio, sem restrições absurdas e adequada as necessidades biológicas, sociais, econômicas e sentimentais de cada indivíduo.

 

Infelizmente, circula muita informação errada neste meio e as pessoas estão cada vez mais confusas. Para se destacar na área da saúde, acredito que a empatia é uma qualidade fundamental.

 

Dê uma dica para as futuras nutricionistas.

 

Para as empreendedoras? Confiança. atitude e persistência. É preciso confiança ao passar informações técnicas ao paciente para que ele entenda e consiga aderir as mudanças de hábitos alimentares propostas.

 

Para isso é necessário estudar (e muito), além de desenvolver a habilidade de comunicação. Atitude é fundamental para que nosso trabalho seja visto e nosso nome seja lembrado.

 

Persistência é o caminho para o sucesso independente da área ou profissão, porém, primeiramente é preciso acreditar na própria capacidade e vontade de fazer a diferença na vida de quem nos procura.

 

E você, sonha em ter o próprio negócio? Deixe nos comentários!

As dicas de uma designer de sobrancelhas profissional – Entrevista com Victória Tonetto

Que tal saber na prática como é a vida de uma mulher empreendedora? É esse o objetivo da nossa série de entrevistas no blog da Velvet!

Dessa vez, quem está com a palavra é a Victória Tonetto, de Canoas/RS. A designer de sobrancelhas, que também é estudante de Jornalismo, compartilha um pouco de suas paixões com a gente:

 

O que te motivou a trabalhar por conta própria na área de beleza?

A flexibilidade de horários, o salário e acima de tudo a mudança que podemos fazer na vida das pessoas através do nosso trabalho, que resgata a autoestima de muitas mulheres.

 

Qual é a maior vantagem de empreender, para você?

Total autonomia sobre a nossa vida.

 

victoria-tonetto

 

Como é conciliar o empreendedorismo com os estudos?

Difícil, rsrs. No horário da faculdade nunca consigo estar presente no dia a dia da empresa e hoje em dia é muito difícil encontrar alguém de total confiança para gerenciar algo que batalhamos tanto para ter. E mesmo assim sempre estamos conectadas nas redes sociais da empresa e em contato com a gerente por Whatsapp.

 

Qual é a sua dica para quem deseja trabalhar com estética e beleza e não sabe por onde começar?

Persistência e muito estudo, estar sempre se atualizando dentro da sua área é o principal. As brasileiras cobram muito e nosso mercado é único. A pele e os cabelos das Brasileiras são diferentes do resto do mundo e somos um dos líderes em beleza no mundo.

E persistência porque no início é muito difícil,  a gente pensa em desistir quando os clientes não chegam ou quando achamos que nosso trabalho não é valorizado da forma correta. Mas com dedicação, persistência e inovação qualquer profissional pode chegar longe!

Sempre lembrando que sucesso não tem a ver só com dinheiro, mas com a diferença que fazemos na vida das pessoas! Isso é o que atrai mais clientes até nós.

 

Deixe suas redes sociais para quem quiser acompanhar seu trabalho!

@vitonetto no Instagram e Victória Tonetto Sobrancelhas ou Spa dos Cílios no Facebook!

 

E você, já pensou em trabalhar transformando olhares e aumentando a autoestima de muitas mulheres? Conte para nós no que você sempre sonhou empreender!

 

 

 

 

Por que toda empreendedora deve entender de finanças (e como você pode aprender)

Continuamos com a série de posts sobre finanças para empreendedoras! Esse assunto é muito importante para fazer qualquer empresa crescer e fazer uma diferença real na sociedade. Você não precisa ser pão-dura ou ambiciosa demais por se importar com suas finanças, elas são sua forma de fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Sobre o assunto, conversamos com a consultora financeira e dona da empresa Dinheiro Inteligente, Evanilda Rocha. Ela é consultora desde 2004 e é pós-graduada em Gestão de Empresas, ou seja, ninguém melhor para tirar nossas dúvidas!

Evanilda-Rocha
Evanilda Rocha

Por que o conhecimento sobre finanças é importante para empreendedoras?

Além do conhecimento sobre finanças ser um dos alicerces da geração de riqueza, ele possibilita que as empreendedoras cresçam “no azul”  com seus negócios.

É preciso fazer um curso para aprender sobre o assunto?

Não é necessariamente preciso mas é muito conveniente fazer um curso. Isso porque os cursos em geral são específicos, focados em resultados e fornecem ferramentas práticas e objetivas. Eles fornecem um passo a passo do que precisa ser feito para ter sucesso financeiro.

Quais são os benefícios de uma consultoria financeira?

São muitos os benefícios, entre eles possibilita:
– conhecer a realidade financeira pessoal e a realidade do negócio;
– organizar todos os números do fluxo de caixa;
– ter dinheiro sobrando com frequência;
– ter investimentos;
– preparar para o crescimento do negócio e a independência financeira.

Preciso ter uma poupança para minha empresa?

Sim, o ideal é que cada empresa tenha o seu próprio “capital de giro” específico.

É preciso ter muito dinheiro para começar a investir?

Não. Atualmente, a partir de 30 reais já é possível começar a investir.

Quais são as dicas que você dá para quem precisa de dinheiro para começar um negócio?

A) O ideal é que cada empresa comece a funcionar tendo seu próprio capital. Essa é a maneira mais barata já que não há pagamento de juros.
B) Buscar por agência de fomento (instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento). É preciso pesquisar no estado em que cada empreendedor se encontra. É preciso pesquisar muito bem para encontra-las já que elas não virão bater à porta do empreendedor.
C) Empréstimo bancário. Há necessidade de fazer uma ótima pesquisa sobre as melhores taxas que não costumam ser baratas.

Se você quer começar agora mesmo a colocar suas finanças em ordem e colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor, invista no seu conhecimento. Peça um orçamento para consultoria financeira pelo e-mail: contato@velvetcomunicacao.com.